Pesquisar este blog

domingo, 2 de julho de 2017

Respiração, vitalidade, saúde.

A maioria dos seres vivos precisa de oxigênio para viver. As plantas obtêm oxigênio do gás carbônico através da fotossíntese, e os animais recebem o oxigênio do ar através da respiração.

Os caminhos bioquímicos do processo respiratório fazem parte de um complexo entrelaçado de reações químicas, cujas ramificações atendem às diversas necessidades do organismo. Assim o metabolismo respiratório colabora com a manutenção da saúde do ser vivo.

Ao longo das transformações bioquímicas ocorre a formação de peróxidos, que são substâncias onde existe a ligação -O-O- que é instável, e pode gerar os radicais livres .O-O-R , onde o ponto representa um elétron, e a letra R representa uma ramificação orgânica da molécula. Normalmente os antioxidantes se encarregam de capturar esse elétron, evitando que o radical livre possa interferir com os processos saudáveis do organismo.


Durante o exercício se observa a melhora do processo respiratório, reduzindo a tendência a formar radicais livres. 

A alimentação saudável, com vegetais colhidos recentemente, aumenta o suprimento de antioxidantes para manter a saúde.

  • Por isso mesmo devemos evitar ficar paradinhos em casa, e também evitar de deixar nossos legumes paradinhos na gaveta da geladeira! 
  • É melhor andar um pouco algumas vezes para ir comprá-los. Isso é importante para a saúde de todos, e deve ser especialmente lembrado por nós, os idosos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário