Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2019


Personagem “não pesssoa”

Estava estudando na plataforma Coursera.org. Meu desafio era o curso “Social Psychology”, da Wesleyan University.

Consegui ser aprovada nos testes de cada semana, mas tinha dificuldade com o “Quizz” da semana 7: o último, e que tratava especificamente de termos técnicos da Psicologia Social!

Não havia estudado psicologia formalmente. Tivera apenas uma introdução à Psicologia, na formação pedagógica, e depois a Psicologia Social, como parte da especialização em Educação Ambiental, ambos na Universidade Católica de Petrópolis.

Repetí o teste algumas vezes para me familiarizar com o tipo de questionamento feito. Na minha idéia, tratava-se de entender o significado dos termos em português, e usar a lógica. Conseguia cerca de 60% de acertos, mas precisava de 70%!

Finalmente, cedi à orientação do Professor Scott Plous, e resolví ler o glossário de termos técnicos.
Um deles me impressionou sobremaneira:

Desindividuação: perda de auto-percepção que ocorre quando pessoas não são vistas, ou não se presta atenção a elas como indivíduos (por exemplo, quando elas ficam absortas em um papel que reduz seu senso de individualidade ou responsabilidade, ou quando se tornam parte de uma multidão ou uma turba.

Bom, depois de ler os termos técnicos eu passei no teste! Aha! Conseguí os tais 70%! Nada como estudar com atenção…

Acontece que naquela semana pós-carnaval, eu estava quase pifando, envolvida com muitas pessoas aqui em casa. Vinham alguns rapazes jogar “Role Playing Games” (o famoso RPG) e toda manhã surgiam várias garrafas PET e outros utensílios descartáveis na cozinha. E eles gostam de tudo que é alimento industrializado, daqueles do tipo: comprou, comeu, jogou fora a embalagem…

Acontece que sou “natureba” convicta, costumava me ter na conta de “Educadora Ambiental”, e de repente, me vejo como se fosse um NPC: Non Person Character de algum dos jogos em pauta!

Foi assim que passei a compreender o significado de “Desindividuação”. A pessoa passa a ser apenas um “não-sei-o-que” no ambiente.

É esse o rumo a que nos leva a comunicação em massa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário