Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Gratidão:

O ato de agradecer não é apenas um hábito social; a prática do agradecimento ameniza nossas emoções contraditórias, e nos predispõe a encontrar motivos para agradecer.

A vida pode ser vista sob diversos ângulos, e assim, o que hoje é sentido como desagradável, amanhã pode vir a ser visto como oportuno e meritório! A prática de agradecer mentalmente, e escrever em um papel cinco qualidades da(s) pessoa(s) com quem convivemos, ajuda a desarmar o nosso coração.

De fato, no quotidiano tendemos a nos comparar com as outras pessoas, e para não nos sentirmos “perdedores”, realçamos seus pontos negativos. E agora, será que o lado sombrio do relacionamento determina a nossa vida? Se for assim estaremos perdendo pé daquilo que mais amamos. Afinal, quando amamos alguém é porque estamos nos vendo refletidos no espelho de sua alma. Quando vemos apenas o reflexo do nosso lado negativo, deve haver algo faltando na nossa percepção do mundo. Afinal, a natureza provê a luz e as sombras: sem as sombras não se pode ver nada, pode-se apenas ofuscar com a luz total.

Quando era mais nova, eu tinha a postura intelectual de pensar que para demonstrar inteligência eu precisava encontrar defeito nas realizações de outras pessoas! Como era difícil me relacionar!

Hoje se admite que há uma variedade de aspectos da inteligência, e pessoalmente percebo que desenvolver a inteligência social (ou intrapessoal) tem sido meu desafio.

Qual seu desafio?

Os links a seguir esclarecem alguma coisa sobre este assunto:



2 comentários:

  1. Curti o lance de diferentes inteligências... Pode ter relação com o conceito de neuroplasticidade, muito usado pela neurologia.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gostei da dica. Fui procurar o que é neuroplasticidade e encontrei o conselho: "é importante se dedicar a novas atividades", pois assim se desenvolve mais o cérebro do que praticando sempre as mesmas coisas.
    http://www.cerebromelhor.com.br/blog/template_permalink.asp?id=103

    ResponderExcluir