Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Consumo alimentar: Como se chegou aos valores de carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, e ácidos graxos indicados como referência para consumo diário dos indivíduos? A princípio foram feitos levantamentos do consumo diário de alimentos de cada família em uma amostragem da população. Chegou-se a valores considerados normais, supondo que se trata de uma população saudável.  Os levantamentos são realizados há vários anos, em diversos países, e os resultados comparados para fins estatísticos. Ultimamente, porém, devido à investigação mais cuidadosa de certas doenças, as pesquisas incluem o acompanhamento da alimentação e estado de saúde de grupos de indivíduos, durante vários anos.  Além disso, o aperfeiçoamento dos métodos de pesquisa permitiu a identificação de vários fito-compostos, protetores da saúde, que até pouco tempo não eram levados em conta. Por isso as recomendações dietéticas evoluíram bastante.

Efeitos dos exercícios: Dentre as referidas investigações, algumas incluem o efeito do exercício físico na composição sanguínea. Ótimos exemplos são a influência do exercício, e de certos alimentos, sobre a concentração e o tipo de colesterol.

3 comentários:

  1. Interessante, o que sei sobre o efeito de exercícios é que primeiro ocorre a queima de carboidratos e, após alguns minutos, ocorre a queima de gorduras. Ou seja, depende da duração do exercicio. Mas também existe o fato do exercicio exigir recrutar mais fibras musculares de contração lenta ou fibras musculares de contração rápida. Quanto a isso, artigos na área de fisiologia do exercício seriam interessantes.
    Um abraço,
    Luiza Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Gostei de "Efeitos Benéficos do Exercício Físico no Metabolismo das Lipoproteínas Plasmáticas" (Carmen Guilherme Christiano de Matos Vinagre, em http://www.racine.com.br/portal-racine/alimentacao-e-nutricao/nutricao-esportiva/efeitos-beneficos-do-exercicio-fisico-no-metabolismo-das-lipoproteinas-plasmaticas).
    Mostra que o exercício melhora a distribuição de HDL e LDL colesterol, mas a alimentação adequada é necessária para reduzir o colesterol total.
    Agradeço pela participação,
    Beijos,

    ResponderExcluir