Pesquisar este blog

domingo, 9 de setembro de 2012


Em busca do equilíbrio:  Quando falamos de sintomas de carência ou de toxidez estamos nos referindo a diversas mazelas que denominamos doenças. O organismo dispõe de uma variedade de sistemas e “mecanismos fisiológicos” para buscar o equilíbrio: procura suprir alternativas para a falta de cada substância que lhe seria necessária, e também, trata de eliminar o excesso das substâncias que o prejudicam.  Quando os tecidos estão enfraquecidos, ou com excesso de substâncias indesejáveis, manifestam-se os processos de coceira, alergia, inflamação, contaminação microbiana, depósito de cálculos (vesícula, rins etc.), inchaço nos gânglios linfáticos ou nos tecidos musculares ou lisos.

Oxigênio: Hoje entendemos que as referidas carências não se limitam apenas aos nutrientes fornecidos pelos alimentos, mas também à respiração! Os radicais livres, que são subprodutos do processo respiratório, são hoje relacionados a uma série de doenças. De um modo geral, o suprimento de oxigênio está associado a uma boa postura corporal, e a hábitos saudáveis de movimento, exercícios, relaxamento e sono adequadamente distribuídos ao longo do dia e da noite. Além disso, a música, as artes, a meditação, a oração, e o esporte ou algum “hobby” são fundamentais para manter nosso equilíbrio interno. O carinho com as refeições tem especial importância: devem ser preparadas e tomadas com calma e em ambiente agradável e, se possível, em companhia de algum amigo, ou de algumas flores.

Água: Além do oxigênio, precisamos ingerir água suficiente para hidratar os tecidos e dissolver as substâncias suspensas nos líquidos corporais. Quando não há água suficiente algumas substâncias se depositam nos tecidos, como acontece com as artroses. A ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia é recomendada: a) para auxiliar o funcionamento dos rins, por onde se elimina o excesso de sais e de algumas outras substâncias, e b) para que haja suficiente reserva de água no baço, facilitando o trabalho do coração, que assim bombeia o sangue com mais facilidade. Além disso, é preciso manter hidratados uma diversidade de tecidos, evitando ressecamentos, dores de cabeça, sangramento de nariz no tempo seco, problemas pulmonares também associados ao tempo seco, etc. e tal: cada um com suas mazelas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário