Pesquisar este blog

domingo, 21 de outubro de 2012


Pulsologia: Os vasos sanguíneos percorrem os diversos órgãos e caminhos no organismo, e cada vez que o sangue que vem de um órgão, por exemplo, o pulmão, se encontra com o sangue que vem de outro órgão, por exemplo, o coração, há uma adaptação do fluxo que resulta do encontro dos dois vasos sanguíneos. Acredita-se que a pulsologia, da medicina oriental, se baseie nestes efeitos resultantes.
   
                “[...] a cada batida do coração o sangue expulso pelo ventrículo esquerdo choca-se com o sangue contido na aorta. O que percebemos no pulso não é o deslocamento da massa sanguínea, mas o resultado desse choque que se manifesta por uma série de ondas ao longo do sistema arterial” (http://www.portalunisaude.com.br/arquivos/pulsologiacom.pdf).

 Os tratamentos, como acupuntura e shiatsu, buscam a harmonia dos pulsos, que corresponde a um nítido bem estar sentido pelo paciente.

Harmonização: Por outro lado, David Servan-Schreiber descreve que o Dr. Luciano Bernardi verificou que a recitação do rosário e do mantra oriental “Om Mani Padme Hum”, também conduz a uma sincronização dos ritmos autônomos do corpo. A saber: ritmo respiratório, ritmo cardíaco, variação da pressão arterial, variação do fluxo sanguíneo cerebral. Ele sabia que o equilíbrio desses biorritmos indica boa saúde. Depois Julian Thyer e Esther Sternberg concluíram que tudo o que aumenta a amplitude dos ritmos biológicos está associado a numerosos benefícios para a saúde. Isto inclui melhor funcionamento do sistema imunológico, redução da inflamação, melhor controle da taxa de açúcar no sangue. Estes três fatores são fundamentais contra o desenvolvimento do câncer! (David Servan-Schreiber, Anticancer: prevenir e vencer usando nossas defesas naturais, Rio de Janeiro  : Objetiva, 2008, pág. 196 - 200), (http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/291106/trecho_7passos.html, http://aldeiamedicinaenergetica.blogspot.com.br/2011/07/coerencia-cardiaca-coerencia-cardiaca.html).

Nenhum comentário:

Postar um comentário